5 receitas (vegetarianas) que precisas de ter nas tuas marmitas de Inverno

Se tinha começado tímido, agora que entrámos em 2021 o Inverno chegou em força e trouxe aquele frio de gelar os ossos. Para além de mantas e gatos no colo, nada nos aconchega tão bem como um prato de comida de conforto na mesa. Assim sendo, fiz um apanhado de 5 receitas vegetarianas para marmitas de Inverno que precisas mesmo de fazer!

 

5 Receitas Vegetarianas para Marmitas de Inverno

 

Caril

Um prato de caril bem quentinho grita conforto. O molho, o calor do picante e do gengibre e o facto de ficar ainda melhor de um dia para o outro, faz com seja perfeito para a tua marmita de Inverno. Aqui no blog encontras, por exemplo, a receita do caril de lentilhas e espinafres, mas podes usar o que tiveres disponível no frigorífico, como fiz com este caril de couve-flor e grão.

 

caril de lentilhas e espinafres com arroz integral e topping de coentros

 

Estufado de leguminosas

Um bom estufado com base de cebola e tomate é tudo o que precisas para aquecer o corpo e, como tal, são indispensáveis nas marmitas de Inverno. Pode ser um rancho bem apuradinho, um estufado de lentilhas como neste empadão, ou um simples arroz malandrinho com feijão e grelos. Estômago confortado na certa!

rancho vegetariano, com grão, massa, cenoura, couve, batata

 

Sopas

O Inverno grita por sopas, pois nada é melhor do que uma bela tigela de sopa quente nas mãos. Podes optar pelas sopas tradicionais portuguesas, por uma sopa miso ou então fazer uma sopa fingida, daquelas com muito “entulho”, como esta de batata doce e grão com especiarias.

sopa de batata doce, grão, couve e especiarias

 

Saladas quentes

O Inverno pede tudo menos salada, no entanto uma salada também pode ser quente, já pensaste? E saladas quentes são mesmo deliciosas! Só precisamos de trocar os sabores leves e ingredientes crus, por sabores mais fortes e ingredientes cozinhados, como nesta salada de batata doce e grão com vinagrete de caril, ou na salada de couscous com couve e molho tahini.

salada de couscous, couve kale, batata doce, molho tahini

 

Legumes no Forno

Cozinhar no forno é obrigatório no Inverno. Os legumes desta estação parece que foram feitos para ser assados: batata doce, abóbora, beterraba… até nabo! (Se nunca provaste nabo assado, então está na altura de o fazeres, porque é mesmo delicioso.) Um belo tabuleiro de legumes assados é óptimo para limpar frigoríficos e uma adição bem aconchegante e deliciosa às tuas marmitas de Inverno, seja como acompanhamento ou como estrela principal.

legumes variados assados no forno

 

 

 

1+

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.