Arroz Pad Thai Vegan

Dentro do planeamento das refeições que tenho feito decidi dar uso aos meus vários livros de culinária e experimentar novas receitas. Tirei da prateleira o livro de uma chef vegan que já falei aqui várias vezes e que foi uma das minhas primeiras referências na culinária vegan, a Isa Chandra Moskowitz. As suas receitas continuam a ser das minhas preferidas e estes últimos dias têm sido cheios de refeições do seu mais recente livro, o Isa Does It, um livro delicioso, não só pelas páginas cheias de cor e fotografias bonitas mas também pelas receitas, que apetece experimentar uma a uma.

Este pad thai foi a última a ser testada e foi a minha favorita até agora. Não tinha intenção de a colocar aqui no blog mas depois de provar não tinha como não partilhar. Doce, salgado, ácido, fresco, picante, tudo ao mesmo tempo, é uma festa de sabores totalmente viciante.

É perfeita para aproveitar sobras de arroz, transformando-os noutra refeição maravilhosa

Arroz Pad Thai Vegan

(Adaptado do livro Isa Does It)

Ingredientes (para 3 pessoas)

  • 2 chávenas de arroz basmati ou agulha já cozido
  • Cerca de 250g de tofu
  • 1 cebola média
  • 1 alho francês
  • 1 cabeça de brócolo
  • 1 mão cheia de rebentos de soja frescos
  • 2 dentes de alho grandes
  • 1 pedaço de gengibre, cerca de 1 cm
  • 1 malagueta pequena, sem sementes
  • 1 mão cheia de coentros
  • Sal q.b.
  • Azeite, óleo de girassol ou de coco, q.b.
  • Sementes de sésamo q.b.

Para o molho

  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate ou ketchup
  • 5 colheres de sopa de molho de soja
  • Sumo de 1/2 lima ou limão pequeno
  • 1 colher sopa de vinagre de arroz ou de cidra
  • 2 colheres de sopa de pasta de miso branco (ou 1 colher sopa de miso escuro)
  • 1/4 chávena (60 mL) de água

 

Como preparar

Esta receita é muito fácil e o melhor é fazer toda a preparação logo de início: corte o tofu em cubos, pique grosseiramente a cebola e o alho francês, corte os floretes do brócolo em pequenos pedaços, pique o alho, a malagueta e os coentros e rale o gengibre. Separe tudo em tigelas.

Prepare o molho: coloque todos os ingredientes numa taça e com a vara de arames misture bem até ficar homogéneo. Ajuste os sabores ao seu gosto, se quer mais ácido coloque mais lima, se quer mais doce um pouco mais tomate ou açúcar, se mais salgado um pouco mais de pasta miso ou molho de soja.

Num wok (ou numa frigideira grande que não pegue e que resista bem ao calor) coloque cerca de 1 colher de sopa de azeite e deixe aquecer em lume alto. Quando estiver bem quente coloque o tofu, uma pitada de sal e salteie durante uns 5-7 minutos, mexendo de vez em quando, até que ganhe uma capinha dourada. Retire do wok e reserve.

Volte a colocar o wok ao lume com 1 colher de sobremesa de azeite e quando estiver bem quente adicione os brócolos e uma pitada de sal. Envolva bem e deixar cozinhar uns 5 minutos, com o wok tapado, mas mexendo de vez em quando. Quando estiverem prontos, retire do wok e reserve.

Coloque novamente o wok ao lume com mais 1 colher de sobremesa de azeite, deixe aquecer e adicione o alho com o gengibre e a malagueta. Deixe libertar o aroma durante alguns segundos apenas, para não queimar, e junte a cebola com o alho francês e os coentros. Envolva tudo, mexendo sempre sem parar, salteie durante cerca de 1 minuto e adicione metade do molho.

Junte o arroz ao wok e envolva tudo, acrescentando de seguida os rebentos de soja, o tofu e os brócolos preparados previamente e o resto do molho. Envolva tudo uma última vez e desligue o lume.

Sirva com as sementes de sésamo e o resto dos coentros picados por cima.


NOTA

Este post contém links de afiliado do site Wook. Comprar através desse link não aumenta a sua despesa, mas dá-me uma pequena comissão que posso usar em novos livros que recomendarei aqui.

0

4 thoughts on “Arroz Pad Thai Vegan

  1. Lia says:

    Que casa tão linda e que pad Thai tão apetitoso!!
    Nunca provei mas sempre que vejo receitas dele fico com vontade e esta tua vai acumular para a lista dessa vontade.
    Um beijinho,
    Lia.

    0
    1. NotGuiltyPleasureNotGuiltyPleasure says:

      Obrigada Lia! :)
      Tens de provar então porque é uma delícia!!

      beijinho*

      0
  2. Raquel says:

    Fiz hoje e ficou muito bom. Usei só uma cabeça de bróculo e não usei rebentos de soja. E mesmo assim fiquei com o wok cheio. os 290gr de arroz também eram demasiados. Usei nem metade.

    0
    1. NotGuiltyPleasureNotGuiltyPleasure says:

      Olá Raquel, ainda bem que gostaste, acho que isto é muito versátil e podes fazer com os legumes que quiseres! quanto à quantidade é só adaptares também, aqui faço logo às panelonas que o homem come por dois :P

      0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.