Carbonara Vegan de Espinafres e Tomate Seco

Este é um twist na carbonara habitual e ficou delicioso. É uma óptima receita para aproveitar aqueles restinhos do frigorifico que parece que nem chegam pra uma refeição, mas que numa massa ganham nova vida!

 

Carbonara Vegan de Espinafres e Tomate Seco

Ingredientes (para 2 pessoas)

  • Esparguete a gosto, para 2 pessoas
  • 1 cebola média, em meias luas finas
  • 1 dente de alho grande, picado
  • 1 cogumelo portobello grande, às fatias
  • 4 tomates desidratados, em pedacinhos
  • 4 cubos de espinafres congelados ou 2 mãos cheias de espinafres frescos
  • 1/2 chávena / 125 mL de natas vegetais
  • 1 colher de sopa bem cheia de pasta de miso branco
  • 1 colher de sopa de levedura de cerveja em pó (um pouco mais se for em flocos)
  • 1/2 colher de café de paprika fumada
  • Manjericão fresco a gosto
  • Sal, pimenta preta e azeite q.b.

Como preparar

Coza o esparguete conforme indicação da embalagem.

Enquanto o esparguete coze prepare o resto: num tacho, em lume médio, coloque a cebola, o alho e um fio de azeite e deixe amolecer e alourar.

Junte os tomates secos (pode colocá-los de molho em água quente uns minutos para amolecerem antes de cortar), os cogumelos, uma pitada de sal e a paprika fumada. Misture bem e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que os cogumelos comecem a amolecer.

Acrescente os espinafres, envolva e quando estiver pronto, baixe o lume e junte o esparguete já escorrido.

Adicione as natas vegetais, envolva para que se misture em toda a massa, apague o lume e junte a pasta miso e a levedura de cerveja. Mexa bem, para misturar o miso em toda a massa, tempere com sal e pimenta preta e acrescente o manjericão, picado, a gosto.

Processed with VSCO with f2 preset

0

19 thoughts on “Carbonara Vegan de Espinafres e Tomate Seco

  1. Rute Jacinto says:

    OLá,gostei imenso desta receita, tb evito comer mto trigo. Nunca vi este esparguete à venda, onde é que pode comprar?
    Obrigado

    0
    1. NotGuiltyPleasureNotGuiltyPleasure says:

      Rute, já te respondi, mas aqui fica novamente! ;) Foi no Brio, em Lisboa

      0
  2. Inês says:

    Que aspecto delicioso, tenho que experimentar! :) Também evitas comer seitan por causa do gluten e do trigo? Já vi à venda seitan de espelta, já experimentaste? Desde que cortei nos produtos de origem animal, seitan é o que me custa mais consumir devido ao elevado teor de gluten. :(

    0
    1. NotGuiltyPleasureNotGuiltyPleasure says:

      Obrigada Inês! Sim, tenho evitado, eu costumo fazer o seitan em casa e já não faço há vários meses, nem sinto grande falta. O seitan é só glúten de trigo puro, se tens alguma sensibilidade é normal que custe, mas podes apostar em outros alimentos, mais vegetais e o tofu p.ex, dão uma ajuda na transição! Nunca vi seitan de espelta à venda, se encontrar talvez experimente para ver o que acho! :)

      0
  3. deve ser mesmo boa esta carbonara. gosto do toque do miso, achas que posso substituir pelo mais escuro que é o que costumo utilizar e tenho em casa? já vi esse esparguete de espelta em algum lado… :p

    0
    1. NotGuiltyPleasureNotGuiltyPleasure says:

      podes claro, eu punha era um pouco menos que o sabor do miso escuro é mais intenso! Olha é bem boa esta massa mas tenho de experimentar agora a de millet que fiquei muito curiosa!

      0
  4. Alexandra says:

    Massa de arroz. Além de ser deliciosa, é super rápida de cozinhar :)

    0
    1. NotGuiltyPleasureNotGuiltyPleasure says:

      Gosto muito de massa de arroz, mas prefiro em prátos asiáticos, aí é uma delícia! Nestes gosto de uma massa mais substancial eheh :P

      0
  5. Mariana says:

    Olá Patrícia, estás em sintonia comigo… Também ando a tentar reduzir o glúten cá por casa, a minha “barriga” andava-se a queixar muito e chegou a altura de ouvir o que ela tem para me dizer.

    Mas bem… essa massa tem cá um aspecto!! Yummy yummy (e pensar que no final do mês vou para Itália, nem vou tentar controlar-me! ihihih).

    Beijinhos e um dia muito feliz para ti!

    0
    1. NotGuiltyPleasureNotGuiltyPleasure says:

      Eheh acho que fazes muito bem, depois retonas a alimentação normal por cá! :) Eu nem é bem reduzir o glúten, por que a espelta continua a ter glúten, o trigo é que me tem chateado um bocado, ando a tentar substituir por outros cereais! Obrigada, beijinhos e uma excelente viagem!! :)

      0
  6. Filipa Fernandes says:

    Olá, esta receita tem excelente aspecto. Tenho de experimentar! A espelta é um trigo mais antigo, mas nao esta isento de gluten. As massas que mais uso sao as de arroz e a soba (trigo serraceno)

    0
    1. NotGuiltyPleasureNotGuiltyPleasure says:

      Olá Filipa, obrigada! sim a espelta tem glúten, mas o que sinto que me altera a digestão é mesmo o trigo, não tenho problemas com a espelta ou a cevada por ex. Gosto muito da massa soba e de arroz mas uso-as mais em pratos asiáticos que é onde acho que ficam melhores! :)

      0
  7. Micaela says:

    Olá,

    Olá,
    Depois de várias tentativas e desistências, finalmente encontrei um esparguete que fica muito bom e parecido ao de trigo é este aqui:
    http://www.semgluten.pt/index.php?id_product=1171&controller=product
    mas o segredo é quando parece já estar pronta desligar o fogo e deixar a panela tapada mais uns minutos.

    0
    1. Boa dica. Vou testar! Obrigada.

      0
    2. NotGuiltyPleasureNotGuiltyPleasure says:

      Obrigada Micaela, por acaso nunca encontrei esta, tenho de procurar melhor! :)

      0
  8. Por mais que me custe admitir, porque adoro, a verdade é que também noto que me sinto bem melhor quando evito as massas de trigo e o pão… Agora são só para dias de festa… Mas ainda não consegui que as outras massas ficassem tão gulosas … como tudo, deve ser uma questão de hábito!
    Essa carbonara parece-me tão delícia que acho que nem vou sentir falta de gluten!
    Acho quer vai ser o meu jantar! Vou usar é miso mais escuro, porque tambném não tenho branco. Depois conto o resultado.
    Bj

    0
    1. NotGuiltyPleasureNotGuiltyPleasure says:

      Eu continuo a comer glúten, na cevada, na espelta (que é o caso deste esparguete), mas sinto que o e me faz mesmo problemas é o trigo e não o glúten em si, porque fico bem com os outros alimentos! Esta massa de espelta é muito boa e não noto diferença para as integrais de trigo :) mas quero experimentar mesmo sem glúten para ver como fica! Sempre fizeste a receita? Com miso escuro deve ser delicioso também! Beijinhoos e obrigada :)

      0
  9. Lee says:

    Que receita maravilhosa! Aqui em casa também se passou o mesmo com a massa. Agora compro ocasionalmente massa integral ou variantes de milho, arroz, etc (por vezes compensa comprar em quantidade na Amazon, a marca Rizopia vende uns noodles para lasanha deliciosos)há massas óptimas que compro assim online, de abóbora, de edamame, de feijão – torna-se engraçado experimentar assim com as receitas! Miso também é algo que tenho gostado imenso de adicionar às receitas para adicionar um toque de sabor :) Tenho que experimentar esta receita, confesso que nunca usei levedura de cerveja (só a nutricional, normal) e estou bastante curiosa!

    0
    1. NotGuiltyPleasureNotGuiltyPleasure says:

      Olá Lee, muito obrigada! :) Massa de abóbora parece bastante curioso, nunca vi, já vi de tomate e espinafres. Actualmente a minha preferida é a massa de trigo sarraceno, acho bem saciante e imita bem a sensação da massa de trigo! E gosto muito da levedura de cerveja com o miso, acho uma combinação deliciosa. A nutricional nunca provei, sempre achei que era a mesma coisa que a de cerveja mas tenho percebido que não, embora ache que são muito semelhantes. Compras a levedura nutricional online?

      Beijinho*

      0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.