Esta é uma salada para comer fria nos dias quentes e morna nos dias mais frescos, com o sabor único da cevada, com tomates vindos directamente da horta e uns deliciosos pêssegos sumarentos a contrastar a amargura dos rabanetes crocantes.
Cevada com Legumes de Verão
(Inspirado no blog Green Kitchen Stories)
Ingredientes (para 2-3 pessoas)
- 1 + 1/2 chávena de cevada crua
- 2 chavenas de tomates cereja, cortados em metades
- 2 dentes de alho, finamente picado ou ralados
- 1 beringela pequena, às rodelas finas
- 4 cogumelos medios (usei brancos), aos pedaços
- 2 rabanetes medios, em rodelas finas
- 1/2 pêssego, em fatias ou em pedaços pequenos, conforme gosto pessoal
- Salsa picada ou manjericão, a gosto
- Orégãos secos, a gosto
- Azeite, sumo de limao e sal q.b.
Como preparar
Coza a cevada com 1L de água e uma pitada de sal, em lume brando e de tacho tapado, até que a água seja toda absorvida. Retire para uma saladeira e deixe arrefecer.
Enquanto a cevada coze, tempere os tomates com sal, 1 dos dentes de alho e orégãos secos ou manjericão fresco picado. Reserve.
Grelhe a beringela, simples sem tempero.
Salteie os cogumelos com um fio de azeite e uma pitada de sal.
Pegue nos tomates que foram temperados no início e com as mãos esmague um pouco para libertarem os seus sucos e os temperos penetrarem melhor.
Junte os tomates com os seus sucos à cevada já arrefecida ou morna e acrescente também a beringela (se as rodelas forem muito grandes, corte ao meio), os cogumelos, os rabanetes e o pêssego.
Faça um vinagrete com azeite (cerca de 2 colheres de sopa), sumo de limão (cerca de 1/2 limão), uma pitada de sal e o outro alho ralado. Tempere a salada com o mesmo e com a salsa (ou manjericão) picada.
Maravilhoso <3
Obrigada Mel :)