As receitas que lhe deixo hoje são um típico almoço ou jantar cá em casa por estes dias. Muita couve, batatas assadas bem aromáticas e um saboroso grão tostado. Para acompanhar, nada melhor que uma salada fresca, ideal para equilibrar os sabores quentes e fortes dos restantes componentes do prato.
Os rabanetes foram o ingrediente principal escolhido, que nesta altura encontra em todas as bancas do mercado. Ao sabor amargo dos rabanetes junta-se a doçura da cenoura e da maçã e para temperar, um simples vinagrete, com mostarda e sumo de limão, que dá a acidez tão necessária à salada.
Couve Salteada, Batatas Assada com Tomilho e Grão Crocante
Ingredientes (para 2 pessoas)
- 1 couve galega, média
- 3 dentes de alho picados
- 4 batatas de tamanho médio, ou 2 grandes
- 1 raminho de tomilho fresco (ou alecrim), apenas as folhas
- 2 colheres de café bem cheias de alho em pó
- 400g de grão cozido
- 1/2 colher de sobremesa de paprika fumada (uso esta)
- Azeite e sal q.b.
- Salsa picada a gosto
Como preparar
Corte as batatas em formato de palitos e coloque num tabuleiro de forno juntamente com uma pitada de sal, um fio de azeite, uma colher de café de alho em pó e o tomilho. Envolva tudo, espalhe as batatas pelo tabuleiro de modo a não ficar todas amontoadas e leve ao forno a 190ºC, cerca de 30 minutos, ou até ficarem tostadas.
Ao mesmo tempo que as batatas assam, leve também ao forno um tabuleiro com grão, escorrido e temperado com a outra colher de café de alho em pó, a paprika, o sal e um fio de azeite. Deixe 20-30 minutos e quando retirar do forno salpique com as salsa picada.
Entranto coza a vapor as folhas da couve durante cerca de 7 – 10 minutos, até ficarem tenras. Após estarem cozidas, escorra e corte as folhas no tamanho desejado e salteie numa frigideira com um fio de azeite, os alhos picados e uma pitada de sal.
Salada de Rabanetes, Cenoura e Maçã com Vinagrete de Mostarda e Limão
(adaptada do blog Compassionate Cuisine)
Ingredientes
- 1 ramo de rabanetes (ou se apenas encontrarem embalados, 1 caixa)
- 1 cenoura média
- 1 maçã vermelha
- Salsa picada a gosto
- 1 colher de sopa bem cheia de azeite
- Sumo de 1 limão pequeno
- 1/2 colher de café de mostarda dijon
- Sal q.b.
Como preparar
Para o molho vinagrete junte o azeite, o sumo de limão, o sal e a mostarda dijon e misture bem.
Corte os rabanetes em rodelas finas, rale a cenoura e a maçã e junte numa taça com a salsa picada e o molho vinagrete a gosto.
que bom aspeto, quero muito fazer isto! por acaso já experimentaste fazer com lentilhas em vez de grão? :)
Olá Teresa, desculpa só responder agora! Nunca fiz com lentilhas, mas adoro-as, tenho a certeza que também ficariam bem, é uma questão de experimentares e seguires aquilo que te apetece comer! ;)
obrigada e beijinho*
Sendo a melhor refeição do inverno, vou fazer já esta semana! Só me falta os rabanetes, que espero encontrar, e que por acaso é algo que comecei a apreciar recentemente.
Beijinhos
Ai adoro rabanetes e misturados assim com ingredientes doces ficam maravilhosas, experimenta sim! Espero que gostem :)
um beijinho*
Que bom aspecto. Não costumo fazer rabanetes, mas vou ter de experimentar. Tem muito bom aspecto.:)
São muito bons aqui nesta salada, experimenta sim, ficam uma delicia! :)
obrigada Catarina, beijinho*
Este é mesmo o meu tipo de refeição Patrícia! Não dispenso uma boa salada antes do almoço, e depois gosto do meu pratinho principal recheado de leguminosas, raízes e couves :) Adoro!
Quanto à salada, reparei que é adaptada da minha, ainda bem que gostaste!! A receita original não era vegan (algumas receitas antigas não são :( ), mas agora acho que nem era preciso levar nenhum adoçante, a maçã e a cenoura já são docinhas, certo? :D
Beijinho!
A salada fica óptima apenas com o doce da maçã e eu gosto de coisas mais ácidas por isso juntei a mostarda e o sumo de limão e ficou uma delícia! :) Agora já não tenho encontrado rabanetes para repetir, o que é uma pena porque adorei a combinação!
Obrigada Márcia, eu também não dispenso leguminosas no meu prato e neste Inverno tem sabido mesmo bem acompanhar com alimentos mais robustos, ainda não me cansei de comer batatas, sejam das brancas ou das doces, estou viciada! :P
Beijinho*