O livro “Cozinha Vegetariana para quem quer poupar”, de Gabriela Oliveira, é o primeiro livro de receitas completamente vegetais e português na minha colecção.
É um livro com um pouco de tudo: desde receitas simples e práticas para o dia-à-dia, a receitas mais elaboradas (mas nem por isso mais complicadas), com receitas para fazer de raíz tofu, seitan, queijos vegetais e molhos como a maionese.
As fotografias, tiradas pela própria Gabriela, primam pela simplicidade e dão vontade de provar um bocadinho de tudo.
Para além das receitas o livro tem um capítulo inicial que fala sobre a alimentação vegetariana, onde também se encontra uma tabela nutricional de vários alimentos e dicas para uma alimentação variada e equilibrada.
Recomendo, mesmo para quem não é vegetariano!
Escolhi esta receita para estrear o livro. O resultado foi uma das receitas de hambúrgueres mais deliciosas que já comi. Uma dentada e praticamente recuei à infância, porque estes hambúrgueres quase souberam aos pastéis de bacalhau da avó.
Há melhor coisa que comer algo que chegou ao seu prato sem sofrimento animal e que sabe aos cozinhados de família?
Hambúrguer de Grão e Batata Doce
(Adaptado do livro “Cozinha Vegetariana para quem quer poupar”)
Ingredientes (para cerca de 6-7 hambúrgueres)
- 400g de grão cozido
- 1 batata doce de tamanho médio
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho grande
- 1 raminho de salsa, picada
- 1/3 colher de sobremesa de pimentão doce
- 1/3 colher de sobremesa de açafrão da índia em pó
- 1/4 colher de sobremesa de pimenta preta moída
- 1/3 colher de sobremesa de coentros em pó (opcional)
- 1/3 colher de sobremesa de malagueta em flocos (opcional)
- Sal q.b.
- Azeite q.b.
Como preparar
Coza a batata doce a vapor, ou em água a ferver, até estar tenra. Deixe arrefecer, esmague com um garfo e reserve.
No processador de cozinha pique finamente a cebola juntamente com o alho. Transfira para uma taça grande e reserve.
Coloque o grão no processador e triture até parecer uma pasta.
Junte à cebola picada a pasta de grão, a batata doce esmagada, a salsa, as especiarias e o sal. Envolva tudo muito bem.
Forme bolas com as mãos, achate em forma de hambúrguer e doure numa frigideira com um fio de azeite.
Sirva no pão ou no prato com os acompanhamentos que preferir.
NOTAS
A receita original usa pão ralado para deixar os hambúrgueres mais firmes. Eu não usei e os meus ficaram demasiado moles para comer no pão, mas óptimos para comer no prato. Caso queira fazer hambúrguer para colocar no pão talvez seja melhor adicionar algo que seque a massa, como o pão ralado ou flocos de aveia triturados, por exemplo.
Este post contém links de afiliado do site Wook. Comprar através desse link não aumenta a sua despesa, mas dá-me uma pequena comissão que posso usar em novos livros que recomendarei aqui.
Olá Patrícia,
Também comprei esse livro no verão, e como tu, assinalei quase todas as receitas do livro para experimentar, só que até agora ainda não fiz foi nenhuma. É que na hora da refeição e quando não sei o que fazer, viro-me para a net e lá ficam os livros na estante sem os usar tantas vezes quanto devia :) ….dá para perceber que a organização não é o meu forte, não dá?
Esta receitinha também a tinha marcado, e como me lembraste dela vou fazê-la em breve.
Beijinhos
Gori eu sou igual, tanto que só agora é que fiz uma receita, mas tenho-me esforçado para fazer mais coisas dos livros porque depois saem refeições deliciosas como esta :)
Beijinhos
Nhami :) que aspecto delicioso.. mais uma das tuas receitas ali para a minha pasta ‘yummy’ :) **
Que bom Ju :) esta é realmente yummi eheh
Eh pah, vou já por grãos de molho :P
Devem ser uma delicia e é bom para variar um pouco os hamburgueres de feijão.
Beijinhos
Ah ah vai já já! São muito bons para desenjoar sim, vais gostar :)
Beijinhoooo
Comprei esse livro e adoro, tenho imensas marcadas para fazer, e esta era uma delas :)
Agrada-me tudo o que seja hamburger sem carne e peixe.
E se te trouxeram memórias de bolinhos de bacalhau devem ser mesmo bons!
Um beijinho.
E são Inês tens de experimentar! Estou ansiosa por fazer outras receitas depois do sucesso desta :)
Beijinho
Adorei o livro e por isso também comprei, estes hambúrgueres foram a última coisa que fiz de la, e também gostei imenso. Mas já experimentei um pouco de tudo desde doces a salgados e tem sido uma boa surpresa!
Tenho várias receitas marcadas e esta era mesmo deliciosa por isso acho que também vou gostar imenso das outras! É um óptimo livro, sim :)
Deliciosos !!!Sou totalmente consumidora, e se juntar cogulemos laminados muitos finos, ou picados ainda mais saborosos ficam os hamburguers
Adoro cogumelos, devem mesmo ficar uma delícia, vou experimentar zizinha, obrigada pela dica! :)
Grão e batata doce… que pode uma barriga querer mais?? :D
São deliciosos!! :D
Mesmo bons e em bolinhas como comemos no workshop, yummmi :)
tive de vir para trás deixar um comentário nesta receita, que aspecto delicioso! adoro grão de bico e só posso imaginar que estes hambúrgueres sejam deliciosos, tenho de os experimentar quando for a casa ;)
beijinhos!
Inês, são mesmo óptimos, é uma excelente receita da Gabriela, experimenta sim! :)
um beijinho*
[…] minha base foi a receita da Sara do blogue Nem acredito que é saudável e fui fazendo alguns ajustes. Receita de Hambúrguer de Cogumelos Vegan Autor: Ele […]