Estes hambúrgueres são o tipo de receita que mais gostamos cá em casa: rápidos, simples, com poucos ingredientes mas carregados de sabor!
Sirva estes hambúrgueres no pão, com cebola caramelizada, um molho à sua escolha, como uma “maionese” caseira ou um molho de “iogurte”, e uma salada fresca a acompanhar e terá uma das refeições mais saborosas dos últimos tempos.
Pode dobrar a receita e congelar o resto, assim terá alguns de reserva para outras refeições. Ou pode torna-los em mini bolinhas e criar um petisco bem rápidos e delicioso.
Hambúrgueres de Lentilhas e Batata Doce
Ingredientes (para cerca de 7 hambúrgueres)
- 1 chávena de lentilhas vermelhas cruas
- 2 batatas doces médias, descascadas
- 1 colher de sobremesa de caril em pó
- Coentros frescos picados, a gosto
- Sal q.b.
- Sementes de sésamo q.b. (opcional)
Como preparar
Lave bem as lentilhas e coza com água com um dente de alho (inteiro, apenas ligeiramente esmagado) e uma folha de louro, sem sal, durante uns 10-15min ou até estarem bem tenrinhas. Escorra muito bem e deixe arrefecer.
Corte as batas em cubos e coza, de preferência a vapor, até ficarem molinhas. Reserve e deixe arrefecer.
Coloque as lentilhas e as batatas doces numa taça grande, esmague com a ajuda de um garfo ou de um esmagador de batata e misture bem.
Junte o caril em pó, o sal, os coentros picados e envolva bem.
Faça bolas de tamanho médio e achate em formato de hambúrguer. (Se a massa estiver muito húmida, porque as lentilhas ou batatas não secaram bem, pode juntar um pouco de pão ralado ou farinha de aveia para ajudar a secar)
Forre um tabuleiro com papel vegetal, coloque os hambúrgueres, salpique com sementes de sésamo, pressionando um pouco para que fiquem agarradas e leve ao forno a 180C, 15 min de cada lado.
NOTA
O sal endurece as lentilhas, por isso coza sempre sem sal, juntando mais tarde quando as lentilhas já estiverem cozidas.
Epah obrigada!!!
Já estava precisada de uma receita assim…começo a ficar sem opções e imaginação não é o meu forte!
Tenho de te emprestar o tal livro, vais ver que há muita coisa que podes fazer! :)
Então mas já experimentaste isto? Gostaram ou nem por isso? :P
Antes de mais, parabéns pelo blog. Vim aqui parar porque me deram o link para esta receita, que já expermentei e é deliciosa. Dei uma olhada pelo resto e há aqui ideias muito giras para refeições diferentes, mesmo para quem nao é vegetariano mas gosta de variar e exeprimentar coisas novas. Vou seguir :-)
Laura, muito obrigada, fico mesmo feliz que tenha gostado do blog e também da receita! :)
Que delícia deve ser esse hambúrguer! Parabéns pelo trabalho com o blog, é excelente. :) Não conheço essa lentilha vermelha, só a verde. Sabe se tem o mesmo gosto? Nunca vi para vender aqui na minha cidade.
Muito obrigada Marcela, fico muito feliz que gostes :) estas lentilhas têm um sabor um pouco mais suave e são mais rápidas de preparara porque não têm casca. São muito boas, talvez encontres em lojas na internet ou em lojas de produtos indianos!
Adoro lentilhas e batata doce, assim como adoro ter descoberto o teu blog!
thebrunettetofu.blogspot.pt
Obrigada Raquel!! :)
Que aspecto delicioso Patricía. A combinação dos ingrdientes seduzem-me. Vou certamente experimentar. Tornei-me fã de humburgueres vegan desde que aprendi com a Patricía na Academia Time out a elaborar os humburgueres de feijão preto com tomate. Obrigada por mais uma partilha, pelo bem da saúde de todos os seguidores. Parabéns!
Querida Ana Paula, muito obrigado, fico mesmo feliz que tenha gostado e que seja mais uma pessoa para o clube de fãs dos hambúrgueres vegan ihih Espero que experimente e que goste! Grande beijinho*
Vim espreitar o blogue é adorei ver que os nossos Hamburguers Vegetarianos inspiraram-na!!! Obrigada, fez o meu dia :)
Filipa são mesmo deliciosos, já tinha gostado da promeira vez que provei, na feirinha da Páscoa das Princesas no Amoreiras, mas agora fiquei mesmo fã! Excelente trabalho! :)
Beijinho*
[…] receita base é da Patrícia do blog “Not Guilty Pleasure”, apenas fiz umas pequenas […]