No Natal gosto de fazer receitas que aguentem bem com alguma preparação de véspera, mas que tenham aquele ar de “prato especial”. Assim não há stress a fazer o jantar da consoada, o que sobrar fica bom para comer ainda no dia de Natal e ficamos satisfeitos com uma refeição saborosa e digna de festa.
Este é um dos meus pratos preferidos e que acho excelente para esta ocasião porque, confesso, sabe bem no próprio dia, mas no dia seguinte parece que ainda está melhor! É uma adaptação do tofu com natas e, para mim, já lhe roubou o lugar cá em casa, com o seu sabor a alho francês e as batatas no forno.
Legumes com Natas
Ingredientes (para 2-3 pessoas)
- 1 cebola grande, em rodelas finas
- 1 alho francês grande (com bastante parte branca), em rodelas finas
- 2 dentes de alho grandes, picados
- 2 folhas de louro
- 1 courgete média, ralada
- 2 cenouras médias, raladas
- 2 batatas grandes, em palitos
- azeite, sal e pimenta q.b.
- 400mL de leite de soja sem açúcar (usei este)
- 150mL de natas vegetais (usei de soja)
- 2 colheres de sopa de farinha sem fermento, bem cheias
- 1 colher de sopa de farinha maizena, bem cheia
- pão ralado q.b.
Como preparar
Ligue o forno a 200ºC e num tabuleiro coloque as batatas aos palitos, um pouco de sal e um fio de azeite.
Envolva bem e leve ao forno uns 20-30minutos ou até que as batatas fiquem cozinhadas.
Enquanto as batatas assam coloque num tacho grande a cebola, o alho francês, o alho picado, o louro e um fio de azeite e, em lume médio-baixo, deixe tudo amolecer e alourar durante cerca de 10 minutos.
Junte a cenoura e a courgete, tempere com uma pitada de sal e deixe os legumes perderem a água.
Quando a mistura estiver mais seca adicione as batatas já assadas, envolva e reserve.
Num tacho pequeno dissolva as farinhas no leite de soja e leve a lume médio, mexendo sem parar. Deixe aquecer uns minutos e quando o leite começar a ficar mais espesso junte as natas e deixe ao lume mais 1 minuto.
Envolva o molho de natas na mistura de legumes, rectifique o sal, junte uma pitada de pimenta e coloque numa travessa de forno.
Cubra o topo com pão ralado e leve ao forno a 180ºC, cerca de 20minutos (até que a crosta fique mais dourada ou o interior seque um pouco).
NOTA
As batatas assadas no forno podem ser substituidas por batata frita palha, mas neste caso o sal só deve ser rectificado no fim e talvez seja preciso um pouco mais de molho de natas para não ficar muito seco pois as batatas palha absorvem mais líquido.
Olá Patrícia,
Costumo fazer uma receita de bacalhau muito parecida com esta e que toda a gente adora, muito graças ao alho francês que dá um sabor fantástico. Não costumo é colocar courgette e cubro tudo com sementes de sésamo em vez de pão ralado, mas hei-de experimentar esta tua delícia pois tenho a certeza que vai agradar a todos e ninguém vai sentir falta do peixe ;)
Beijinhos
ESta receita vem mesmo do bacalhau com natas da minha mãe! :) Mas só costumava levar a cenoura, eu é que fiz o upgrade para ser mais veggie :P Humm essa ideia das sementes de sésamo parave-me muito boa, para a próxima vou experimentar! :)
Está decidido vou fazer esta para o Natal, tem menos ingredientes que a minha versão, parece mais leve e as batatas serem cozinhadas por nós e não batatas palha de pacote deve ficar muito melhor.
Beijinhos
O teu também era muuuito bom, adorei os espinafres, vou juntar à minha receita! :)
beijinhoo*
Este natal nem me apeteceu fazer nada! e até tinha ingredientes para fazer esta receita! Tristeza!! :)
Adorei!
beijinhos*
Fazes numa próxima, Natal é quando quisermos eheh :P
beijoooo***
Testado e aprovadíssimo hoje ao almoço! Obrigada pela partilha!
Que bom Patricia, fico mesmo contente que tenha gostado :)
Obrigada pelo feedback!
[…] Receita do blog Gulty Pleasure […]