Pastéis de Arroz

Pastéis de arroz, douradinhos, numa caixa de marmita

Se és daquelas pessoas que quando faz arroz parece que está a cozinhar para um batalhão e ficas com um panelão de restos no frigorífico, esta receita de pastéis de arroz é para ti!

Arroz é um básico nas nossas cozinhas, mas há duas coisas que tenho a certeza já aconteceram a toda a gente que cozinha arroz: cozer maior quantidade do que a que necessita e fazer arroz espapaçado.

Confesso que na minha cozinha isso acontece N vezes. Quem nunca teve arroz no frigorífico que parece que dá para 15 dias, ou quem consegue ter um arroz soltinho perfeito, por favor partilhe nos comentários o seu segredo com os restantes mortais! 😜

Esta receita é uma óptima maneira de aproveitar esses restos de arroz que já ninguém quer comer de novo, salvando-os e dando-lhes uma nova vida mais saborosa.

 

Que ingredientes utilizar?

Arroz

Podem ser restos de qualquer tipo de arroz: branco, integral, de tomate, de cenoura, de grelos… A ideia aqui é aproveitar, por isso é indiferente que tipo de arroz utilizas.

Ervas aromáticas

Podes usar as que quiseres, as que ficam melhores nestes pastéis são a salsa ou os coentros, ou uma mistura de ambas, mas podes utilizar o que tiveres disponível em casa. Cebolinho também é uma boa aromática para usar nesta receita.

Cebola

Picada e crua. A cebola deixa os pastéis com um sabor mais forte e pujante e é um complemento perfeito às ervas aromáticas. Acho que faz sempre lembrar os pastéis de bacalhau e por isso gosto tanto de usar.

Legumes salteados

Se usares um arroz de tomate, de grelos ou espinafres, adicionar mais legumes pode ser algo dispensável. Mas se fizeres os pastéis com arroz branco, são uma boa ideia para juntar mais sabor. Alho francês e cenoura salteados num fio de azeite ficam deliciosos nestes pastéis de arroz.

Temperos

Mais uma vez podes usar o que mais gostares. Os mais comuns como o sal e a pimenta funcionam na perfeição, mas podes juntar outros sabores como alho em pó, pimentão doce fumado ou cominhos.

 

Dicas para pastéis maravilhosos

  • Esta receita é óptima para utilizar arroz mais espapaçado porque essa textura ajuda a formar os pastéis. Eu ainda costumo esmagar um  pouco com o garfo para que tudo se misture melhor. (Se tiveres restos de um arroz mais soltinho aconselho-te a usares noutras receitas, por exemplo nesta )
  • Utiliza arroz frio. Uma “massa” fria de pastéis é mais fácil de trabalhar e fritar do que se estiver quente.
  • Utiliza farinhas ou líquidos para melhorar a consistência dos pastéis. Se estiver muito húmida usa um pouco de farinha (ou pão ralado) para absorver. Se estiver demasiado seca junta um pouco de farinha dissolvida em algum liquido até ter consistência de massa de crepe.

 

Como servir os pastéis?

Estes pastéis comem-se muito bem com uma salada, umas batatas cozidas ou assim simples, com um pouco de maionese vegan.

Ficam muito saborosos de um dia para o outro e também são bons frios, por isso são uma boa opção para levar na marmita.

Pastéis de arroz, douradinhos, numa caixa de marmita

Pastéis de Arroz

Ingredientes (para cerca de 20 pastéis)

  • 2 chávenas de arroz cozido (pode ser simples, de tomate, de grelos, espinafres…)
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 mão cheia de salsa e coentros picados
  • 2 colheres de sopa de farinha de grão (ou farinha maizena) + 2 colheres de sopa de água
  • Sal, pimenta e alho em pó a gosto
  • Azeite q.b.

Se usares arroz branco simples, podes ainda juntar alho francês, cenoura, milho, ou outros legumes, salteados num fio de azeite.

 

Como preparar

Coloca o arroz numa tigela grande e com um garfo esmaga um pouco.

Junta ao arroz a cebola picada, a salsa e os coentros e a farinha dissolvida na água. (Se usares legumes salteados coloca agora também).

Tempera com sal, pimenta e alho em pó.

Com a ajuda de duas colheres, molda os pastéis (como se faz com os pastéis de bacalhau) e coloca a fritar numa frigideira com um fio de azeite.

Vai virando os pastéis para ficarem douradinhos de todos os lados e quando assim estiverem retira do lume.


Outras ideias para aproveitamento de arroz cozido:

Pad Thai

Rolos de Couve Recheados


 

2+

4 thoughts on “Pastéis de Arroz

  1. Mónica Martinho says:

    Obrigada pela receita! Nunca são demais.
    Agora como faço o meu arroz solto. Primeiro so o consigo com arroz branco. Uso agulha ou Basmatic. Coloco um pouco de azeite no tacho, pouco mesmo, e coloco uma porçao de arroz, costumo usar meia chavena para 2 pessoas. Ao mesmo tempo coloco o dobro da porçao de agua a ferver num tacho á parte. Tempero o arroz com sal e alho em pó e levo a “fritar”. Tens de mexer sempre e ter o lume baixo. O arroz vai ficar mais branco. Quando a agua ferve colocono arroz e levanto o lume. Coloco uma tampa. Vigio. Quando estiver sem agua e com “buracos” entre o arroz desligo e deixo com a tampa uns minutos antes de servir.

    Espero que ajude!

    0
    1. Apontei todas as dicas Mónica, obrigada! :)
      Veremos se é em 2021 que consigo um arroz soltinho perfeito eheh

      0
  2. Gosto tanto de pastéis de arroz e nunca me lembro de fazer. Mas vou levar a receita comigo para uma destas sobras de arroz… a mim até me apetecia fazer arroz de propósito:-)))

    0
    1. Espero que gostes da receita! :) E cá entre nós…eu faço muitas vezes arroz a mais para sobrar para estes pastéis ihih

      0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.