Pastéis de Ervilhas e Batata Doce com Molho de Iogurte (de soja)

Estes pastéis eram para ser uns mini-hambúrgueres de lentilhas e batata doce, que à falta de lentilhas se tornaram nestes pastéis deliciosos e muito fáceis de fazer.

O doce das ervilhas e da batata a fazem par perfeito com o sabor mais forte da cebola e dos coentros, tornando estes pastéis irresistíveis.

Este é um óptimo exemplo de que pode adaptar qualquer receita aos ingredientes que tem em casa, assim utiliza ao máximos todos os recursos disponíveis antes de se lançar às compras quando ainda tem o frigorifico ou a despensa recheada. E quem sabe o que sairá dessas experiências? Estes pastéis, que na altura foram improvisados, ja são dos favoritos cá casa!

pasteis1_web
Pode acompanhar como preferir, eu acho que ficam perfeitos com a mais simples das saladas e regados com um molho de iogurte de sabor bem fresco.

pasteis2_web

Pastéis de Ervilha e Batata Doce com Molho de Iogurte de Soja

Ingredientes (para cerca de 10 pastéis)

Para os pastéis

  • 1 chávena bem cheia de ervilhas
  • 1 batata doce grande, ou 2 batatas doces médias
  • 1/2 cebola pequena, picada
  • 1 colher de sobremesa de sumo de limão
  • 1 colher de café de alho em pó
  • Coentros picados a gosto
  • Sal e pimenta q.b.

Para o molho de iogurte

  • 1/4 chávena de iogurte de soja natural sem açúcar
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
  • Alho em pó, sal e pimenta a gosto
  • 1 pitada de açúcar (usei de coco) – opcional

Como preparar

Coza as ervilhas e a batata doce, deixe escorrer bem para libertarem toda a água e reserve até estarem frias.

Com um esmagador, ou um passe-vite, transforme a mistura das ervilhas e da batata em puré (se ficarem algumas ervilhas inteiras não tem problema).

Acrescente a cebola, os coentros e os temperos, acertando até seu gosto e misture tudo até ficar uma massa mais homogénea.

Forme pequenas bolinhas e achate-as até terem o formato de um mini hambúrguer.

pasteis3_webLeve ao forno a 200ºC durante 15 minutos de cada lado, ou doure-as numa frigideira com um fio de azeite, em lume médio-alto, uns 3 minutos de cada lado.

Prepare o molho: Numa taça junte todos os ingredientes e mexa bem. Ajuste o tempero caso necessário. Se usar um iogurte que já seja adoçado não coloque o açúcar e acrescente um pouco mais de sumo de limão para aumentar a acidez do molho.

Sirva os pastéis com uma salada simples de alface, milho, cenoura e cebola e o molho de iogurte.

Se sobrarem pastéis pode congelar para usar numa próxima refeição.

 

0

2 thoughts on “Pastéis de Ervilhas e Batata Doce com Molho de Iogurte (de soja)

  1. Às vezes é destes imprevistos que surgem as melhores receitas! Uma vez li que um dos maiores erros culinários é começar a cozinhar sem garantir que temos todos os ingredientes disponíveis, algo que faço com bastante frequência. Também me irrita bastante estar cheia de vontade de comer uma grande feijoada (vegan! vegan!) e não ter demolhado feijões de véspera. Já me organizo melhor, mas lá está… também é desses momentos que surgem receitas improvisadas e deliciosas. Ou, em alternativa, come-se qualquer coisa congelada para não encher a barriga de cereais! :D

    0
    1. NotGuiltyPleasureNotGuiltyPleasure says:

      Gostei do pormenor de ser uma feijoada vegan, é que apagava já o comentário se assim não fosse! :P Opa isto é a história da minha vida, improviso devia de ser o meu nome do meio, mas sim, às vezes é daí que saem as melhores receitas… Ou então uma grande caca, mas isso já não vem aqui para o blog! :P

      0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.