Nos meus passeios por blogs americanos de comida e lifestyle vegan tenho visto que alguns fazem, ao fim da semana ou do mês, um apanhado das receitas de outros blogs que experimentaram.
Acho que é uma ideia gira e decidi fazer o mesmo. É uma maneira de dar a conhecer novas receitas e novas formas de cozinhar determinado ingrediente, ou apenas de mostrar como fica a receita de determinado blog feita por outras mãos.
Assim, a partir de agora, no fim de cada mês, vou aqui colocando as receitas que experimentei, sem alterações (vou tentaaaaar, já sabem que a cozinha é como as histórias, há sempre qualquer coisa que se acrescenta ou muda) e contar-vos como correram.
Em Março tive imensa sorte pois adorei tudo o que experimentei.
As receitas escolhidas foram:
Fiz esta receita porque queria testar novas maneiras de comer couves de bruxelas e adorei!!!!
Gostei imenso do contraste do doce da pêra, com o tostado das avelãs e o ácido do molho de mostarda, é uma delícia a cada garfada, como todas as receitas da Márcia que já experimentei. Óptima para uma refeição levezinha :)
Este é fresquinho, foi o jantar de Domingo. A receita original é com soja e lentilhas, mas eu não gosto de soja texturizada e por isso fiz só com lentilhas. Ficou óptimo na mesma! :)
Esta receita chamou-me a atenção por utilizar um “queijo de batata”, que é o que vêm gratinado por cima. Andava há imenso tempo para experimentar fazer em casa queijos vegetais e quando vi esta receita da Sónia pareceu-me perfeito! Como poderão ver na receita original é super simples, leva batata, farinha de aveia (triturei flocos de aveia no liquidificador e
voilá, farinha de aveia!), polvilho azedo e azeite. Aqui sugiro que cortem as batatas em pedaços meeesmo pequenos como a Sónia indica. As minhas ainda ficaram um bocadinho grandes e demorou muito mais tempo a amolecerem. Algumas ainda ficaram um pouco rijas, pelo que no fim tive de acrescentar um bocadinho de água ao liquidificador para ficar mais cremoso, como era o pretendido.
Gostei imenso do resultado final, ficou gratinado, não derrete, mas o polvilho azedo, que usei pela primeira vez, dá-lhe um gosto característico “aqueijado” que torna o prato muito saboroso. Para a próxima vou experimentá-lo nuns cannelonnes.
Também usei pela primeira vez natas de aveia e gostei imenso, são muito cremosas e uma óptima alternativa às de soja.
Melhores-bolachas-de-sempre!
Ficaram super crocantes, o equilíbrio perfeito entre o salgado e o doce e…. gigantes!!!
Fiz no Domingo à tarde… e já não há nenhuma. Juro que não fui eu que as comi todas!
Lá vou ter eu que repetir a dose este fim de semana, que chatice.. :P
Usei manteiga de amendoim com pedaços e em vez do óleo juntei mais uma colher da mesma.
Estão a imaginar uma sandwich destas bolachas com compota de frutos vermelhos? É que eu estou muahahahaha!!
Embora sem foto, fiz também legumes assados com molho de natas e mostarda, receita do [Limited Edition]. Os legumes foram variados, conforme o que havia cá em casa, e juntei natas com mostarda dijon e pimenta quando os legumes estavam quase assados por completo. Ficou maravilhoso!!
E assim se acrescentaram mais umas receitas à lista das favoritas!
28 Comments
olha que rica ideia para eu ficar a conhecer receitas que experimentaste e que correram bem! gosto muito deste espírito de partilha, dá-me imensa fome! :D acho que não houve nenhuma receita que não tivesse ficado com vontade em experimentar… até a minha! LOL! hoje também fiz duas receitas tuas, curiosamente: o caldo de legumes (que já estava feito, mas ainda não tinha usado a não ser para os refogados e que está aprovadíssimo) e o risotto (adaptado à realidade do meu frigorífico). e obrigada pela dica do gratinado, era mesmo o que precisava! ;)
ahaha é isso mesmo que eu quero, contribuir pra aumentar a fome do pessoal :P
Quando estava a fazer a receita da lasanha lembrei-me logo de ti e da conversa dos queijos, este parece-me uma boa alternativa e fica mesmo bom! Quando abri o saquinho do polvilho azedo e aquilo cheirou-me a queijo, até me ia dando uma coisa XD pronto é verdade que já não como queijo há algum tempo, se calhar comecei a delirar, mas gostei imenso desta alternativa!!
O risotto com caldo de legumes caseiro fica maravilhoso, não fica?? hummm, tenho de me abastecer de caldo, já gastei as minhas reservas e tenho aqui cogumelos à espera pra repetir esse risotto!! :P
beijinhoo*
também tenho de me reabastecer de caldo. gastei-o quase todo no risotto (só fiquei com uns cubos no congelador), mas a culpa ttambém foi minha que não pus o caldo todo no frigorífico, deixei um frasco na despensa que depois ganhou espuma e foi para o lixo. já arranjei outra alternativa ao queijo, vou experimentar e depois digo-te se resulta! ;)
ah na despensa estraga, pois :S eu congelo tudo o que não vou usar, fica impecável! fico à espera da alternativa ao queijo! :) beijinhoo**
Adorei muito esta rubrica, dá a oportunidade de conhecer outros blogs interessantes, neste caso do Green Food e do Sabores, Experiências&Aventuras, e ter mais uma opinião sobre as receitas experimentadas.
A receita da Márcia já estava na minha lista para experimentar, só que ainda não consegui encontrar as couves bruxelas no mercado biológico por estes lados :( …E a da Maria será para experimentar em breve!
Beijinhos
Obrigada Gori, ainda bem que gostaste, eu gosto muito de ver nos outros blogs, já tenho descoberto óptimas receitas assim, por isso quis trazer algo parecido para aqui :)
Eu por acaso já comprei couvinhas aqui no mercado, muito boas, quando puderes tens de experimentar mesmo porque é uma salada bem saborosa!
beijinho*
É uma ideia fabulosa mesmo e adorei todas as tuas propostas de Março!!
Beijinhos grandes,
Lia.
Obrigada Lia :)
beijinho*
Bela ideia ;) Fiquei com uma vontade de comer essa lasanha ao almoço… Nunca usei polvilho azedo, compra-se no Celeiro ou assim?
As bolachas ficaram com ótimo aspecto, para a próxima faço como tu, substituo o óleo, sempre é menos essa gordura e se ficaram boas à mesma… :)
Beijinhos,
Sónia
Comprei no jumbo, mas também já vi no continente e no pingo doce, está ao pé das farinhas ou dos produtos internacionais! É tão boa esta lasanha Sónia, tens de experimentar!! :)
E as tuas bolachas ficaram boas sem o óleo, sim, só tive de acrescentar mais um bocadinho de leite para não ficar tão seco, mas depois ficaram perfeitas!! Cozinhas e cruas também ehehe :P
beijinhoo*
Uma bela iniciativa a seguir:)
Obrigada Sandra :)
Epá, eu volta e meia faço isto também, mas esqueço-me sempre do raio da foto….
É verdade experimentei aquele bolo de laranja e ficou divinal, apesar de se desfazer um bocado porque usei farinha integral e óleo de côco, mas marchou num instantinho ;)
Beijinhos
Eu gosto de ver as fotos para comparar, mãos diferentes dão sempre origem a pratos finais diferentes!
O meu também foi despachado num instante, eu usei metade integral, metade normal e em vês do óleo usei um bocadinho de leite de côco que me tinha sobrado de outra sobremesa, ficou tão bom! E não sabe a côco. Acho que não volto a usar óleos nos bolos :)
beijinho*
Adorei a ideia da cozinha da vizinha!! :D
Fico contente por teres gostado da minha receita :)
Ah, e tenho de experimentar essa lasanha, que bom aspecto!
Obrigada Márcia :)
Adoro as tuas receitas já sabes, fico sempre cheia de vontade de as fazer!
Esta é mesmo óptimas, mas o molho de tomate e côco continua no top! :P
A lasanha experimenta sim, recomendo :)
beijinhoo*
adorei a ideia!!! :D
E essa lasagna ficou-me no olho!! :D
Vou experimentar essa cobertura no dia 25!!! ahahah! =D
Beijinhos**
Fazes bem aislin, é uma boa maneira de enganar a malta eheh :P a lasanha é mesmo boa! beijinhoo*
Humm que boa ideia:)
http://www.facebook.com/entretralhasepanelas
Obrigada :)
Que bela ideia e uma boa partilha.
Bjs
Obrigada Susana :)
lol uma sandes de bolachas de manteiga de amendoim com geleia no meio? És um génio! Aposto que as bolachas são mesmo boas ;)
A ideia do queijo é mesmo boa! Tem bom aspeto :)
Acho que todos os pratos têm bom aspeto, afinal de contas(mesmo o que não tem foto!)! É uma ideia engraçada :)
avelã, essas sandes de bolacha já estão na minha cabeça há que séculos, desde que vi num blog a ideia fiquei mesmo a matutar nisso, qualquer dia faço :P E são óptimas as bolachas, tu como peanut butter lover haverias de gostar! :)
Ah, a cozinha da vizinha :) Fabuloso!
Gostei das tuas experiências!
Obrigada Gila :)
Its a very good idea to follow, thank you for sharing.
Thank you shaheen :)